sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA - TERRA UNA levará artista para a Colômbia


Fotografia de Rodrigo Braga, TERRA UNA 2008
As inscrições para o Prêmio de residência artística TAC – TERRA UNA 2013 encerram no próximo dia 13. Pelo sexto ano consecutivo, cinco artistas brasileiros serão contemplados com uma bolsa para desenvolver trabalhos, entre 20 de fevereiro e 12 de março, na Eco Vila Terra Una em Minas Gerais. Ao final, um deles será premiado com uma viagem à Colômbia, para residência de um mês no Residencia en la Tierra. Além disso, os participantes escolhidos vão realizar, ainda no primeiro semestre, uma exposição coletiva de suas obras na galeria carioca TAC - Toulouse Arte Contemporânea, na Lapa (rua Mem de Sá, 319).

A Ecovila TERRA UNA fica em uma área de 48 hectares dentro da APA da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Buscando integrar moradia, trabalho, educação, arte e lazer, o projeto de residência consolida-se a cada edição como um centro educacional transdisciplinar de integração rural-urbana. O objetivo é difundir um modelo de vida mais sustentável. Além das casas dos moradores, a estrutura engloba um salão de vivências, um galpão para atividades práticas, ateliês, dormitórios, camping, cozinha e refeitório comunitários, hortas, viveiro de mudas, plantios de média escala e sistemas agroflorestais, além das belezas naturais das montanhas, florestas, rios e cachoeiras.

Sendo, atualmente, organizado por Nadam Guerra, Domingos Guimaraens e Beatriz Lemos, o Terra UNA já recebeu mais de 70 artistas ao longo das últimas edições. Entre eles: Laura Lima, Rodrigo Braga, João Modé, Paulo Nazareth, Marcos Cardoso, Caroline Valansi, Michel Groisman, Mayra Redin, Brígida Campbell e Julio Callado. As inscrições podem ser realizadas no sitewww.terrauna.org.br . A seleção dos residentes será feita pelos próprios artistas inscritos até o dia 27 de janeiro.


Chandra Santos

Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário