sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CRÍTICA - Arte Sobre Escombros

Iniciando o ciclo de mostras da Galeria de Arte Meninos de Luz 2013 o artista visual ACME, morador do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, onde se situa a galeria, traz mais uma vez sua poética visceral agora vinculada aos desdobramentos engendrados pelo PAC, em especial nas estratégias de ocupação territorial, em que utiliza como matéria-prima de suas obras os vestígios de uma passagem avassaladora do poder público pela área de vivência cotidiana das pessoas em suas comunidades.

A partir dos escombros de casas que foram demolidas (telhas de zinco, telhas vermelhas, tijolos, chapas de aço inox de fogões e geladeiras, etc.), material recolhido com a ajuda das crianças residentes nos locais em que se deu a desapropriação, o artista propõe a transformação em arte, por meio de um gesto simbólico de não-violência, dos vestígios afetivos que por ali restaram. Para isso convidou diversos outros artistas que, como ele, têm ativa participação na Arte Urbana do Rio de Janeiro.

ACME, também conhecido como Carlos Esquivel Gomes da Silva, apresenta-se fiel aos preceitos que ajudou a instituir desde a criação do Museu de Favela (MUF) objetivando valorizar a memória coletiva do seu lugar de pertencimento. Sem dúvida encontramos nesse artista mais que uma simples resistência ao sistema, encontramos uma crítica sintonizada com o mundo à sua volta.



EXPOSIÇÃO ARTE SOBRE ESCOMBROS
Abertura dia 28 de janeiro às 19h
Até 8 de março
Visitação de quarta a sexta das 15 às 19h
sábado das 13 às 17h
GALERIA MENINOS DE LUZ
Rua Saint Roman, 149 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
e-mail: solar@meninosdeluz.org.br
Tel.: (21) 2522-9524 / 3202-6900



Artista visual, mestre em poéticas visuais pela ECA-USP, curador independente e sócio do Espaço Eu Vira

Nenhum comentário:

Postar um comentário