sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ALBERTO MATTOS - Arte, alquimia e celebração

Candelabro
construído com rolhas de vinho e champagne
Sonhar os objetos.  Esta é a questão que move o universo, construtivo e lúdico, nas obras de Alberto Mattos.  Há trinta anos, este designer e artista, cria e confecciona cenários, maquetes, objetos cenográficos e outros, para efeitos especiais. Seus trabalhos transitam por diversos meios de expressão, e devido a este fato, Mattos adquiriu experiência entre os fazeres (design e arte) elegendo um inusitado repertório de materiais. Atualmente trabalha com reutilização de rolhas de vinho, caixotes, folhas e massas secas, matérias que o artista elege, tendo em vista reaver os seus valores poéticos.

Colecionando os mais diferentes artefatos, geralmente descartados e usados, Mattos propõe ressignificar afetivamente os objetos que elege, colocando-os novamente em circulação. Estas peças que produz se destacam devido aos procedimentos que cria e  utiliza. As caixas de vinho, por exemplo, são trabalhadas como verdadeiros mosaicos compostos de tipologias, brasões e logos, unidos entre si, com uma técnica que se situa, entre a colagem e a marchetaria. 

Segundo o artista, as experiências com os materiais que utiliza, o levam a participar de uma espécie de alquimia, uma “transmutação lúdica” da matéria.   Na serie intitulada o Universo do Vinho, Mattos destaca os materiais que envolvem este senhor das estações, o vinho.  Trabalhar com este universo, diz  ele,  “é uma verdadeira viagem sensorial”.  E nela, o artista percebe que as rolhas revelam tantas nuanças entre o ouro e o vermelho, cores que  utiliza em suas peças.  A mesa Baco, por exemplo, idealizada a partir de caixas de vinho conjugadas a uma sutil palheta, revela em seu centro, as cores gravadas nas rolhas, originárias das diferentes cepas de uvas.  Outro objeto que se destaca nesta série é um imponente candelabro construído com rolhas, de vinho e champagne. É importante notar a iluminação desta peça.  A escolha do artista, uma temperatura de cor dourada, vai de encontro aos valores simbólicos contidos na matéria do vinho e do vinhedo.

Os objetos criados por Alberto Mattos  respiram uma atmosfera de celebração,  que provém não apenas da utilização poética dos materiais, mas principalmente, por compartilharem  intuitivamente da mesa alquímica que o artista nos oferece: a  juventude secreta que brilha  no interior do sonho com os objetos.    



América Cupello

Fotógrafa, curadora e pesquisadora independente. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV – UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário