sexta-feira, 7 de setembro de 2012

HOMENAGEM - Timbuca

No alto relevo fabricado pela cola e pelo gesso estuque brotam figuras diminutas de homens, mulheres, crianças, plantas, animais, barcos, casas coloridas, bandeiras e igrejas.

Ao olhar mais detidamente para esse pequeno universo povoado com personagens comuns, é possível perceber as mais diversas paisagens que ilustram ludicamente situações corriqueiras tais como: uma partida de futebol, uma praia em dia ensolarado, a planta de alguns bairros, o circo, cujas atrações nunca cessam no coração e na memória de um artista especial, que viveu durante os seus últimos 50 anos em Magé, mais precisamente no bairro de Fragoso. Trata-se de Alcécio Carvalho, carinhosamente conhecido como Timbuca.
O artista que iniciou sua carreira no meio de arte já durante a vida madura, após ter passado por uma infância sofrida e por empregos dos mais variados, obteve grande reconhecimento quando começou a ter o seu trabalho mais amplamente divulgado através da participação em exposições junto do coletivo de arte contemporânea, Imaginário Periférico

Obras de Alcécio Carvalho
(Timbuca)
Com uma vasta produção e criador de técnicas próprias – como o uso de pigmento puro misturado com cola, gesso e serragem, Timbuca que também foi chamado por alguns pesquisadores de artista naif (ingênuo), talvez por conservar um traço/desenho que se assemelha a simplicidade dos desenhos feitos por crianças, vai muito além das categorias sociológicas redutoras, ao demonstrar em diversas obras uma grande consciência de seu talento, e, da presença constante de mensagens sociopolíticas. .

 Assim, o artista produziu inúmeras pinturas – sempre bem emolduradas e objetos onde a palavra escrita reitera sua visão esclarecida do mundo, sem perder a poesia e o lirismo tão marcantes pela delicadeza das composições.

Pretende-se com esse curto relato homenagear o grande artista que foi Timbuca, pois sua obra permanece. Paira, em eterna suspensão, entre o particular e o universal, entre o engajamento e o ludismo, em cores alegres e vibrantes repousadas sobre um relevo irregular.



Renata Gesomino

Doutoranda pelo PPGAV-UFRJ na linha de pesquisa de história e crítica da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário