sexta-feira, 14 de setembro de 2012

BREVE CIRCUITO DE ARTE VAI AGITAR O RIO NESTE FINAL DE SEMANA


A cidade do Rio recebe, a partir de hoje (14), uma grande maratona de artes visuais. Seis galerias localizadas no Centro e na Zona Sul abrem suas portas para o público conhecer, observar e experimen

tar obras de arte ao longo de um final de semana. O Breve Circuito de Arte do Rio de Janeiro é uma iniciativa do artista plástico Raimundo Rodriguez, da CAZA Arte Contemporânea. "O Rio de Janeiro é uma cidade com muitas opções culturais e é quase impossível acompanhar tudo, por isso sugeri um Breve Circuito de Arte no Rio, para quem não quer só o óbvio" explica Raimundo.Confira a programação.



COSMOCOPA ARTE CONTEMPORÂNEA

 Obras de Felipe Barbosa e Rosana Ricalde
Felipe Barbosa - até 14 de setembro. Rosana Ricalde – a partir de 15 de setembro. Seg. a Sex., de 10h às 19h. Sáb, 11h às 16h.
Rua Siqueira Campos, 143, sobreloja 42, Copacabana

O artista Felipe Barbosa apresenta, até dia 14, a exposição ‘De Casa/ Em Casa’ com seus novos trabalhos. As obras remetem a questões da história da arte brasileira. Já a artista Rosana Ricalde inaugura, no dia 15, a mostra ‘Histórias que cabem na palma da mão ou Poemas pendurados’. Os novos trabalhos foram inspirados no livro Contos da palma da mão e nos desenhos feitos nas mãos das noivas indianas. Também nesse dia, a Editora Apicuri lançará na galeria o livro Interlocuções, organizado por Luciano Vinhosa e Martha D’Angelo.






ESPAÇO EU VIRA

Obras de Greice Rosa
15 e 16 de setembro. Das 17 às 22 horas. Rua Aarão Reis 16A, Santa Teresa

A mostra ‘CASA’ apresenta obras dos artistas Rogério Reis, Greice Rosa, Osvaldo Carvalho, Marco Antonio Portela, Leonardo Ramadinha, Bruno Veiga e Raimundo Rodriguez (artista convidado). Compreendendo o conceito da casa como um local de acolhimento onde nos sentimos confortáveis e seguros, a coletiva pretende mostrar ao visitante a relação artistas x arte, assim como devaneios poéticos, certezas, inseguranças, prazeres e medos. O Espaço Eu Vira é uma casa de arte onde as questões que perturbam o homem contemporâneo podem ser externadas, indo ao encontro de uma ideia de arte como elemento propiciador do viver junto.





CASA AMARELA

15 a 17 de setembro. Das 17 às 20 horas. Rua: Hermenegildo de Barros, 163, Santa Teresa

Obras de Ricardo Beliel
Bnegão
Sandra Passos
A Flor do desejo II
A mostra ‘Quadrilátero Perfeito’ reúne a produção dos artistas José Geraldo Furtado, Ricardo Beliel, Sandra Passos e Sandra Portto. Eles, que mantêm uma relação profissional e afetiva com a Casa Amarela, desenvolvem uma pesquisa que evidencia uma ação reflexiva que se desdobra desde o mais banal dos objetos às mais intrincadas situações que repensam o homem e o meio em que vive, num exercício constante de estabelecer relações arte-vida. O casarão é uma iniciativa de Teresinha Castello Ribeiro, mentora do espaço Casa Amarela.






GALERIA COLEÇÃO DE ARTE

Obras de Denise Araripe, Olympia
Até 27 de setembro - Praia do Flamengo, 278. Seg. a Sab. de 10h às 18h.

A artista Denise Araripe expõe uma série de releituras de grandes clássicos da pintura na mostra ‘Ele não está aqui’. Originalidade, propriedade intelectual, significado e mash-up na produção artística são as questões levantadas nas reinterpretações, intervenções e ressignificações de obras de Manet, Matisse e Van Gogh que são mescladas a elementos da cultura pop, como Jetsons e Smurfs. A ideia é passar ao expectador que a arte propõe novos pontos de vista e novas perspectivas. Além de fazer pensar sobre a vivacidade hibridez da cultura.







SÉRGIO GONÇALVES GALERIA


 Obra de Bernard Pras,
A noite estrelada

De 15 de setembro a 30 de novembro. 3ª a 6ª, das 11h às 19h; sáb., das 11h às 18h.
Rua do Rosário, 38, Centro.

Pela primeira vez o artista plástico francês Bernard Pras cria uma instalação in loco. O trabalho baseado na técnica da anamorfose poderá ser visto em sua totalidade através de um buraco na vitrine da galeria. Além disso, outras seis obras estarão em exposição no local. Bernard Pras se apropria de todo tipo de objeto cotidiano para criar sua obra. Em suas mãos o caos sem sentido adquire forma e conteúdo ao ser observado por um determinado ponto de vista. A galeria está produzindo um livro sobre o artista, a ser lançado em outubro.







ESTÚDIO DEZENOVE

Obra de Carlos Wladimirsky
De 15 a 30 de setembro. (Visitação mediante agendamento)
Travessa do Oriente 16A, Santa Teresa.

Três exposições inauguram este mês. O manuscrito ‘Morada da existência’, de André Sheik, tem sua gênese nas reflexões do artista acerca das relações entre os processos mentais e poéticos e os lugares da arte e da existência. Já ‘O Sonho do Dragão’, apresenta desenhos de Carlos Wladimirsky. As obras em cartaz são compostas por elementos geométricos imprecisos, que induzem a reflexão do expectador sobre cores, formas e signos que despertam nossa inclinação ao afeto com as coisas do mundo.  Já ‘Mostra do Acervo’, reúne o trabalho de Ana Prado, Catherine Olivier, Diô Viana, Edison Schröder, Juliana Kase, Julio Castro, Julio Ferretti, Magliani, Marcelo Brantes, Marcio Zardo, Osvaldo Carvalho e Pedro Paulo Domingues.






Nenhum comentário:

Postar um comentário