sexta-feira, 21 de setembro de 2012

TRADIÇÃO - Baiana Contemporânea

                                                                 RAIMUNDO RODRIGUEZ/DIVULGAÇÃO
Sonia Maria Menezes Pinto, Baiana do Acarajé


O que é que a baiana tem? cantava Dorival Caymmi numa bela canção. Seu nome completo : Sonia  Maria Menezes Pinto, 64 anos. Baiana de Salvador, nascida no bairro da Liberdade, de pais sergipanos. Desde 1990 vive no Rio. "Comecei em Mesquita e fui a primeira baiana com meu tabuleiro na praça principal ".

Segundo o artista plástico Raimundo Rodriguez ela é " uma baiana contemporânea e seu acarajé transcendental ". " Sempre tive um sonho : representar a minha cultura através da gastronomia, especialmente o acarajé ". Filha de Yansã e Xangô, dois orixás fortes, batalhadores e vencedores. " Trabalho no Centro Histórico ( feira do Lavradio ) e Polo da região portuária, sou a baiana das rodas de samba da Pedra do Sal ". Com uma energia contagiante, ela cativa a todos com seu carisma e alto poder de afeto. "Amo de paixão o que faço... são muitos amigos, clientes fiéis ". E sobre paixão : " só fica o que presta, quando balanço". E cai na risada, uma risada gostosa, de quem sabe das coisas !

Numa tese de mestrado Baianas de Acarajé (comida e patrimônio no Rio de Janeiro de Nina Pinheiro Bitar), logo na primeira página nos deparamos com sua foto. "Minha fé é que me mantém em pé. Independe da idade, a cabeça funcionando, ocupando com coisas saudáveis, fazendo o que gosto, a mente ligada nos saberes e sabores".

Ativista, feminista, atuante, guerreira : assim é Sonia Baiana !



Jorge Salomão

Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário