sexta-feira, 20 de julho de 2012

ARTE GARAGEM - Nas Trincheiras da Arte

Gian Shimada
Em sua estratégia móvel de realização o Arte Garagem é um projeto que surgiu e permaneceu na instância de experimentações poético-visuais na cidade de Petrópolis organizada por artistas locais que queriam expor sua produção. Esta iniciativa, de objetivos mais imediatos, revela, entretanto, a condição crítica em que se encontra o sistema de arte no Brasil. Não é difícil entender porque fora do eixo das capitais economicamente mais fortes o circuito das artes é iniciativa praticamente relegada às trincheiras de ações particulares.

Uma breve reflexão sobre os meandros fronteiriços da arte indicaria por certo uma crise de todos os seus elementos compositivos deixando a visão embaçada e sem chances de distinguir com exatidão seus limites. Nesse embate que o artista passa a travar ele mesmo diante das tantas lacunas percebidas no seu caminho é que surgem resistências nos moldes de uma guerrilha: ataques rápidos e pontuais em mostras que se renovam como ideia e atitude a cada realização.

Sidney Piccoli
Idealizado pelos artistas Rosa Paranhos e Claudio Partes o Arte Garagem, em sua oitava edição, é um exemplo de vigor que vem criando zonas de contato com outros circuitos convidando artistas de fora de sua região para integrarem o evento bem como ampliando sua atuação também em espaços públicos. Esse ano o evento se repete nos porões do Palácio Rio Negro reunindo 23 artistas, 8 deles do Rio.

É possível visualizar futuramente este movimento ganhando as ruas da cidade ampliando seu leque difusor e alcançando um número ainda maior de espectadores.

A essência da luta está em vencer a si mesmo.


Arte Garagem 2012
Período de Exposição: até 29 de Julho 2012
Local: Palácio Rio Negro, Centro - Petrópolis
Funcionamento: de quinta a domingo das 10 às 17h


Osvaldo Carvalho
Artista visual, curador independente e mestre em poéticas visuais pela ECA-USP


Nenhum comentário:

Postar um comentário