sexta-feira, 20 de julho de 2012

MARCOS CARDOSO - O artista do acaso

Coração Viciado, obra de Marcos Cardoso

Isso no momento inicial, no passeio aleatório a cada manhã, em busca do achado no chão: resto do resto: guimbas. Depois o ateliê. O pensamento. A ordem.Os enxames arrepiados desenham o espaço em armações de cigarros (o farelo do fumo contido nos cilindros pequenos), flores-do-mal espetam o olho.

Que magia estranha dirige seu passo?Que segredo oculto tem seu olho que olha as sombras do mundo e inventa o poema? Marcel Duchamp foi enfeitiçado para sempre por Raymond Rossel com a peça delirante "Impressions d'Afrique. Marcos Cardoso metamorfozeou-se pelo mito do carnaval e suas máquinas: reciclou pó e pano em palácios e castelos, faz-de-conta sem fim, hoje pura linguagem nobre mergulhada no sensível, no sonho do alquimista que engendra transtornados objetos arfantes.

Cada enxame respira seu ar exaurido e expande-se em sinuosas serpentes: ou mantos pesados-delicados, ou estrela-do-mar, ou corações entrelaçados de charutos, materiais que são o que não são.

Simulacros que tornam verdades, não alegorias no encanto das invenções "à vera".

A cola une pacientemente guimba após guimba, dos montes acumulados, em encaichoeiradas fagulhas, bocas de batom, lampejos vermelhos, rubros de bocas-beijos largados.

Perfumes exalam o espaço.

Ninguém ousou tão longe.

Que perdidas sensações ocultam-se dos tubinhos pisados pelo pé passante?

Nada importa.

De dentro deles sopra leve delírio de organizações frágeis prestes a demolirem-se mas que resistem nos suportes que os prendem em formas às paredes e / ou então caem e abrem: como leques em abraços afetuosos de mil bocas anônimas que tocaram levemente seus bordos, sugaram seu ar enfumaçado, argolas de vento subindo para o alto.

Nada mais existe.

Somente o tubinho semi-oco, semi-vicio.

Toque de amor, memória, esquecimento.

Agora, objeto claro, justo, voz e som, sussurro de bocas abertas, metáforas de vida.

Objetos novos. Surpreendentes. Máquinas de arte.


Ligia Pape



Nenhum comentário:

Postar um comentário