sexta-feira, 25 de maio de 2012

ALEXANDRE MURUCCI - Tradutor do feminino

Obra de Alexandre Murucci na exposição 'Todos os Dias'
Recentemente o artista Alexandre Murucci abriu uma mostra individual no centro do Rio em uma Galeria pouco conhecida do grande público, mas que oferece um espaço diferenciado por conta de seu tamanho e localização: no térreo do prédio do BNDES. Com curadoria de Isabel Sanson Portella, o artista apresenta 13 trabalhos que, segundo apresenta a curadora são as bases que o levaram a pensar no universo feminino, e a partir daí elaborar uma série de trabalhos que transitam sobre questões que orientam/desorientam a alma feminina.

Os trabalhos apresentados oferecem a oportunidade de conhecer mais intimamente a poética deste artista múltiplo que trabalha com esculturas, objetos, fotografias, vídeos, etc. Essa mostra intitulada TODOS OS DIAS, reúne um conjunto de trabalhos que dialogam entre si entremeados com frases de Clarice Lispector e Nietzsche, por exemplo, falando de amor e solidão, lembranças e distâncias, apego e perda. Isso fica patente em peças como Hoje é seu dia de Princesa, um conjunto de 367 fotos de buquês de noiva que fala do desejo desse enlace e todo o ritual que com ele se promove e Esfinge, em que uma gravata prateada é vazada por um desconcertante buraco de fechadura vermelha.

Murucci, cuja atuação vai além, é um agitador cultural, curador independente com participação em outro espaço alternativo como a Galeria Vertical em Botafogo, e que recentemente reuniu um time de artistas para a exposição Nova Escultura Brasileira, traz para nós toda a potência de sua reflexão artística num elaborado questionamento que preenche não apenas o nosso olhar, mas nossas mentes com novas perspectivas de pensar a vida.


EXPOSIÇÃO TODOS OS DIAS
Até 20 de junho de 2012
Visitação de segunda a sexta das 10 às 20h

GALERIA BNDES
Avenida República do Chile, 100 – Centro – Rio de Janeiro – RJ


Osvaldo Carvalho
Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP, artista visual e curador independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário