sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FIGUREIROS DE TAUBATÉ - Décio de Carvalho - entre o popular e o erudito.

O debate entre tradição e mudança é, provavelmente, o que mais rendeu frutos quando se fala em arte e cultura popular. O artista taubateano Décio de Carvalho Júnior, figureiro de tradição, após mais de três décadas de trabalho circula com desenvoltura em meio a essa discussão e mostra, por meio de suas obras, que tradição e mudança são os dois lados de uma mesma moeda.
Décio pertence ao grupo de artistas conhecidos como "figureiros de Taubaté", que utilizam, além do barro cru como a principal matéria prima, cores vivas, em especial a tonalidade azul ultramar. Possuidores de um repertório de figuras que circula pelo mundo rural tradicional, presente na memória viva desses artistas, e pelo contexto urbano em que estão inseridos, privilegiando as técnicas de modelagens em barro durante suas criações

Presépio de Décio de Carvalho
Egresso dessa perspectiva, Décio de Carvalho inova ao inserir técnicas escultóricas em suas obras, mas sem deixar de lado temáticas tradicionais como as figuras de presépios. Aliás, derivam delas o termo que dá nome ao grupo, "figureiros".
O artista mescla o aprendizado informal adquirido no convívio diário com figureiras tradicionais moradoras do bairro onde cresceu com o aprendizado formal realizado durante a adolescência em uma escola de arte de Taubaté (SP).
Do aprendizado informal derivam as temáticas que abordam a religiosidade, o cotidiano caipira do interior de São Paulo e as festividades populares, além do que se pode chamar de um ethos dos figureiros. Pois ser figureiro não significa apenas compartilhar temáticas e técnicas, trata-se de compartilhar também uma visão de mundo, sentimentos e práticas que são adquiridas socialmente. Do aprendizado formal Décio deteve o saber técnico relativo às proporções e à pintura.
Mas apenas a capacidade criativa deste artista foi capaz de equilibrar esses diferentes saberes resultando em obras que incorporam o ethos dos figureiros. É justamente essa competência artística que faz de Décio de Carvalho um precursor em um novo estilo de trabalho entre os figureiros de Taubaté e mais uma vez a mudança só vem a colaborar na perpetuação da tradição. 


Valéria Aquino

Antropóloga - Instituto de Artes/UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário