sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

DESENHO - Pequeno diário de trabalho. Ficção para vontades de infinito

Pequenas Ascensões’ de Isis Quaresma.
Série de desenhos em ascensão contínua.
Fazendo-me  passar por Isis Quaresma ao seu pequeno diário de trabalho :

Dia 1 -  Dessa tabula rasa, desse branco dormente que respira vontade, um impulso me guia. Dá-se a mim com as formas de um desenho.  Liberta, minha mão se enche da coragem. É mais forte. Um desenho: um desejo. A folha me inspira.  

Dia 2-  Expira e não entendo. É um  movimento , é  minha mão se animando, ganhando vontades, respondendo a leis que já não me pertencem .  Ela sabe que  lhe foi cabido esse  entendimento  que acompanha a humanidade.  Labor. Esse fazer e refazer  eterno do mundo.
 Uma superfície: um desenho.  Um desenho de mim.

Dia 1-  Hoje  compreendi  a necessidade da arte e a contingência de seus meios. A necessidade de um dia atrás do outro, a necessidade de fazer belo o olhar e a contingência do que é Belo. Compreendi ainda o  grande acidente de me colocar em linha. Continuo desenhando , eles crescem, ascendem. Já não me pertencem.

Dia 1- Por que é sempre o começo quando não tem fim.

Dia 1- Chego a provisórias conclusões: a repetição é o trampolim do devir. A certeza de que o sol sempre nascerá não me tira a surpresa de dia-a-dia revê-lo.  Nas teias  que construo me aguardam coisas que eu não sei.  Uma exclamação possível para cada situação imprevisível. 

Dia 1 - A cada olhar vejo-o  diferente,  obra mutante mas sempre igual a si mesmo, contradições inerentes ao estar vivo. Aas  relações continuam. Infinita  é a tela, o papel nunca acaba. A tinta... continuaria se acabasse. Ponho-me ao trabalho quando ele me chama. Não vejo o fim. O ponto final só é possível aqui nessas linhas. E ainda assim, me pergunto: - Será?
Dia 1- ...







Sabrina Travençolo

Cientista Social, Artista plástica e integrante do Grupo Garrucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário