sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BAIXO ESTÁCIO - A morte

Baixo Estácio de Ac Junior.


Se alguém quer matar-me de amor,
que me mate no Estácio...
Luiz Melodia 

O trabalho fotográfico de AC Júnior em “Baixo Estácio” me traz à lembrança palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade, enaltecendo o seminal livro “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna: “Não é qualquer vida que ... “. O grifo é meu, a vida é  de AC Júnior.

Nasci no Estácio, fui para Vila Isabel com três anos e meio e voltei para lá com onze anos. Vejo passagens de minha própria existência pelas lentes de AC: a cadeira na calçada; a grelha da churrasqueira; o casario esburacado, mas com toques  surreais de cor; a absurda carcaça de um fusca no telhado da loja inverossímel; o poster de lindas mulheres contrastando com as flores gonocócicas; a onipresente bola de futebol meio baleada; o lixo, o lixo, o lixo; o cafetinesco carrão dourado; os aparelhos de tevê com antenas de chifre e péssimas imagens; a proteção – ai de nós! – de São Jorge Guerreiro e São Sebastião Flechado; o fulgor lisérgico da fantasia brotando entre samambaias-choronas. 

“Baixo Estácio” faz meu coração cantar de raiva pelas covardias que vi, e me faz reconhecer, como no samba com João de Aquino, que eu vim da Maia Lacerda e essa merda faz parte de mim.  Associo a esse, outro verso de uma parceria inédita com o nunca suficientemente pranteado Ratinho:


O Sol, que é tão metido a Astro Rei, 
sempre apagou nos butiquins onde eu brilhei.


É mentira, claro – mas uma mentira de amor. O Estácio é pródigo em amores, mentiras e mortes. 

Por isso, as fotos de AC Júnior parecem miragens: o Estácio é um deserto que seus adoradores transformam em oásis coloridos – um pedaço da cidade cheio de jóias fulgurantes e rios diamantíferos que, se forem olhados de perto, são farrapos de serpentina catados por uma criança na sarjeta. 
                   
                                                       

Aldir Blanc

Nenhum comentário:

Postar um comentário