sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MAP - Uma nova Arte Postal em um Museu virtual

A Arte Postal foi revolucionária em países sujeitos a enorme controle estatal que comumente cerravam as portas das galerias e espaços institucionais expositivos para artistas com idéias divergentes do poder. Ela servia como via expressa para circular conceitos, idéias, críticas e até mesmo relatos de vida em forma de objeto estético vulgar, os postais. Objetos não comercializados, enviados de boa vontade, com intenções de se fazer ouvir por alguém geograficamente distanciado.

A proposta do MAP (Museu de Arte Postal) é trazer para nossos tempos, os postais em forma de objetos de arte, tempos esses onde a virtualidade e a rapidez de circulação de informações ocuparam a função original dos postais que é a troca afetuosa entre pessoas. E chegamos a quarta edição. 

Passarinho - Renato Rezende, 
presente na Quarta Edição do Museu de Arte Postal

O quarto MAP contou com a participação de 4 artistas, (sempre são quatro artistas convidados pelo curador e idealizador desse projeto, Marco Antonio Portela): Renato Rezende, Lia do Rio, Leonardo Ramadinha e Bernardo Damasceno. A idéia desse projeto, diferente da proposta política que tanto influenciou artistas que viveram sob o julgo de governos ditatoriais, é aderir por inteiro às possibilidades de circulação da arte, propiciando, de forma harmônica, a aliança entre o virtual e o dito real. O Museu existirá no mundo virtual, mas os postais circularão pelas bolsas dos carteiros adentrando as salas dos destinatários.
Esses postais carregam um outro questionamento que é provocar e tensionar o mercado de arte e suas relações, não no intuito panfletário de pregar a derrocada das galerias e galeristas, mas como possibilidade de refletir sobre suas funções e atuações, apresentando espaços mais livres e terceiras vias para artistas atuarem. Como o MAP pode fazer isso? Cada edição leva quatro trabalhos assinados, numerados (tiragem de 1000) e feitos especialmente para o projeto. Com isso aquele que ganha ou adquire uma edição estará levando quatro objetos de arte  com um preço irrisório, fazendo novos e improváveis colecionadores e aumentando consideravelmente a circulação da arte.

A idéia do MAP é lançar todo ano 4 edições nacionais e 2 internacionais, esse ano já lançamos na Argentina e em dezembro próximo sairá a edição Bolívia. Para saber mais visitem o site: www.museudeartepostal.com.br e/ou enviem email para: museudeartepostal@gmail.com .


Marco Antonio Portela

Artista Visual, Curador Independente, Mestre em Arte, sócio do Espaço Eu Vira e idealizador e coordenador do Museu de Arte Postal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário