sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ARTIGO - Escrevo-lhes após 2 noites. O real papel da Arte

Neste momento em que você lê estas linhas, saiba que lhe escrevo de muitos anos atrás, mesmo que todo este tempo se resuma a 5 dias.  Agora é a madrugada de domingo para segunda, após 2 noites em claro, na montagem de um projeto que irá mudar minha vida e de alguma forma,  a vida de muitos, espero.   

Neste momento todas as apostas foram cumpridas e a ARTIGO Rio Feira de Arte Contemporânea tornou-se uma realidade.   Sua proposta de democratização ao acesso a arte, de ponte entre a produção cultural e o público, de difusão do trabalho de novos artistas está em pleno vigor.

Neste momento muitos anos de minha vida se tornaram uma proposta para o futuro e tudo aquilo que acredito tornou-se meu legado , algo que permanecerá - esta ilusão existencial de onde todo artista tira suas forças para enfrentar noites em claro.

Durante o período em que planejei, lutei, compartilhei,  convenci  e venci os pré-conceitos sobre minha idéia de uma nova forma de se relacionar com a arte, constatei o quanto a redoma que a protege também a sufoca.   Quando lancei o projeto de uma feira que apresentasse obras para todas as pessoas, a resposta a esta proposta de democratização foi muitas vezes a ironia, o lugar comum.  Feira para classe C, arte em liquidação e outros,  foram alguns carimbos recebidos sem que nunca estes conceitos restritivos fossem nossa apresentação.   A ARTIGO Rio, sempre foi uma proposta de inclusão  e não de delimitação. 

Queremos dizer que arte é um direito de todos e que o seu real  papel é ser democrática.

Portanto,  que venham todas as pessoas, independentes de qualquer parâmetro e acima de qualquer conceito.

Estamos em plena festa, em júbilo por que nos foi dada a coragem de sonhar.  E sonhos assim levam muitos e muitos anos para se tornarem um sonho comum, mesmo que poucos dias par se tornarem realidade.
Sejam bem-vindos !



Alexandre Murucci

Curador e realizador do festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário