sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LEONARDO RAMADINHA - Aquilo que habita em mim

Em um instante, encontramo-nos olhando para o trabalho do artista na busca de algo que satisfaça a razão. Mas não conseguimos fechar um raciocínio, ele não nos leva a um lugar determinado, não nos propõe certezas nem respostas. Ficamos a olhar, e continuamos, porque sua poesia, leveza e forma tranquila de dialogar usando poucas mas contundentes palavras nos apreende; esse sentimento nos persegue quando estamos frente as obras de Leonardo Ramadinha, um artista que procura esvaziar de sentidos suas imagens a fim de tocarmos algo interior, mais primitivo e natural, universal e simples.


Tudo está manchado de tempo,
obra de Leonardo Ramadinha
As imagens falam daquilo que habita o artista e, diante dos trabalhos, acabamos por nos ver espelhados, cheios de pontos de congruência com o autor. Imagens capturadas em um espaço de dez anos, aleatórias e aparentemente desconexas. Esse processo livre, íntimo e afetuoso do artista com suas imagens é que faz delas um registro mais profundo de quem ele é. Incrível notarmos que possuímos os mesmos sentimentos que o autor, com coisas similares do mundo, da natureza, do etéreo. Nos flagramos olhando mais tempo para uma ou outra fotografia, apreendidos nesse labirinto de imagens.

Ramadinha apresenta uma série de situações lúdicas esvaziadas de sentido e objetivos palpáveis que nos faz passear pela complexidade de sua existência, sinalizando para diversos caminhos e possibilidades sem nunca determinar aquilo que devemos ver ou sentir. Cada observador de suas imagens levará consigo sua particular e única impressão, contaminados por completo com a universalidade de sua poética, flagrados observando suas obras como se estivessem frente a um espelho, numa experiência de pertencimento.

Leonardo Ramadinha, Fotografo e Artista Visual esta expondo seu trabalho na Galeria Luciana Caravelo, Rua Barão de Jaguaripe, 387 – Ipanema, de 16 de outubro a 10 de novembro de 2012, Curadoria de Marco Antonio Portela.



Marco Antonio Portela

Artista Visual, Mestre em Arte, Curador independente e sócio do Espaço Eu Vira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário