sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ARTIGO - Há um grande caminho pela frente!



Estamos a doze dias da ARTIGO Rio Feira de Arte e nas muitas entrevistas que temos dado, fica claro que há uma grande expectativa em torno de uma nova forma de se relacionar com a arte.  Mais próxima, mais democrática e mais acessível a todos.

Porém, notamos que a distância imposta pelo discurso de que arte e principalmente  arte contemporânea é de entendimento de poucos, parece ainda uma verdade onipresente.

Arte sempre foi assunto de uma pequena parcela da população, mesmo em países  com grande base cultural.  Hoje, o grande processo midiático que o mercado de arte incentiva, aliado a aura de natural sofisticação que a produção artística trás, faz com que distorções se tornem verdades quase absolutas.

Uma delas, é de que arte tem que ser vista como investimento de retorno fácil.  Como qualquer tipo de aposta, arte pode ser um grande investimento, principalmente se entendermos que tem seu tempo de consolidação, mas comprar arte é antes de tudo, dar-se ao prazer de se cercar pelo belo e o inusitado. E poder oferecer isto a quem gostamos, em cumplicidade sublime com a criação dos artistas.  Portanto arte é um investimento na vida, mesmo que historicamente sempre tenha sido um grande negócio, o mais perene de todos.  É, acima de tudo, encontrar aquela obra que nos faz bem ao coração, a mente, ao desejo.

E também, dentre muitos assuntos que poderíamos falar, está a nova realidade – de que junto com o crescimento do Brasil e da mobilidade social dos últimos anos, há uma imensa classe ávida a consumir arte e cultura e só precisamos ajustar o mecanismo para que isto aconteça de forma plena e crescente. E para isto ações como nossa feira, que oferece obras a preços acessíveis certamente vieram pra ficar. Venha você também ter seu encontro com a arte na ARTIGO Rio Feira de Arte Contemporânea, de 8 a 11 de Novembro, Centro de Convenções SulAmérica, ao lado da Estação Estácio do metrô.

Esperamos você !





Alexandre Murucci

Curador e realizador do festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário