sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ARTIGO - Democratizando o acesso a arte




Em três semanas a ARTIGO Rio chega para ser uma alternativa entre Arte e público consumidor!

O circuito de arte de um país não é apenas o  reflexo da qualidade da arte que brota do talento de seus artistas, pois o sistema de arte repete os extratos da sociedade, seu nível de mobilidade, suas formas de inclusão e exclusão.

Ao manter junto à mídia, uma aura de exclusividade e alto consumo, faz com que grande parte das pessoas que se interessam por arte e cultura não se sintam confortáveis no processo, num mundo de preços altos e nomes estelares, como se fosse este, o único perfil do mercado.

Pra reverter este quadro, a ARTIGO Rio Feira de Arte Contemporânea, propõe  um espaço de interação acessível com o público,  trazendo obras de qualidade por valores que cabem no bolso das pessoas, com preços sinalizados junto aos trabalhos, para que não haja constrangimentos nesta relação. 

Além disso, a ARTIGO Rio vai dar visibilidade para artistas que chegaram recentemente ao mercado, mas que já participam do circuito de arte com  trabalhos consolidados por uma dinâmica de regularidade e permanência de propostas.  Então, temos o prazer de declarar que projetos especiais, grupo de artistas e galerias que apostam em novos nomes foram recebidas de braços abertos em nossa feira.

Precisamos que os mecanismos de acesso à produção de arte possam interagir com o público em todos seus níveis, na afluência a exposições, na maior oferta de mostras de qualidade e principalmente num real processo de democratização ao acesso a arte – e ao seu mercado, porque a cultura precisa de alternativas para se popularizar, pois Arte é um artigo essencial na vida e todos devem ter direito de sonhar e possuir.

E a ARTIGO Rio Feira de Arte vem preencher esta lacuna!


ARTIGO Rio - de 08 a 11 de Novembro de 2012



Alexandre Murucci

Curador e realizador do festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário