sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ARTIGO - Cultura e Arte em todas as Estações!


Seja bem-vinda a Art Rio !

Um momento mágico para a cultura do Rio começa na próxima semana.  Comemoramos a grande feira de arte que colocou nossa cidade no circuito internacional de arte, trazendo uma grande movimentação no mercado e um maravilhoso fluxo de visitantes,  que esperamos se repita nesta edição.

Além disto, mostras de arte pública, como o projeto OiR, que traz obras importantes ao ar livre ou grandes exposições como Giacometti ou Antony Gormley,  nos brindam com a vocação natural do Rio de cultivar e consumir arte e cultura.

Mas esta movimentação não deve se restringir apenas as primaveras.

Por isto é tão importante uma agenda anual de eventos que promovam a difusão de conhecimento e cultura.  As indústrias criativas são hoje a principal geradora de riqueza social direta, distribuindo democraticamente seus recursos sem intermediários e portanto, é função do estado focar este nicho econômico com prioridade.

O Rio, com seu perfil de berço dos grandes movimentos e revoluções culturais e de costumes do Brasil, não pode perder esta posição imaterial, pois nossa cidade maravilhosa é a grande vitrine do Brasil para o mundo e se o Rio vai bem, exportando suas qualidades criativas e belezas, ganha o país como um todo.  

Ficamos felizes em contribuir com a continuidade de ações em prol da cultura no Brasil, com a vinda em novembro da ARTIGO Rio Feira de Arte Contemporânea, que além de aumentar a base do circuito de arte e sua difusão, proporcionando o acesso a obras de arte de valores mais acessíveis e portanto, promovendo uma democratização e ampliação do mercado, vai trazer também um grande festival de arte urbana, com a presença de mais de 150 artistas na Zonas Sul, Centro e Norte do Rio.

Sejam bem-vindas a Art Rio, a Artigo e todas as iniciativas para devolver ao Rio seu papel de motor da cultura no país.

Sejam bem-vindas as primaveras e verões de Arte e Cultura no Rio !!!

Artigo Essencial Arte Urbana é um festival de arte que vai tomar conta do Rio em Outubro.



Alexandre Murucci

Curador e realizador do festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário