sexta-feira, 13 de julho de 2012

PETRÓPOLIS - Esculturas Contemporâneas

Vista parcial da exposição Escultura Contemporanea
Toda a cultura, ou seja, tudo o que é humano, tem uma história, percorreu um caminho até ser o que é; e na história da arte não é diferente, o artista e o processo artístico a um só tempo exercem e sofrem as transformações que ocorrem nas sociedades.

Em nenhum outro momento da história, o artista teve tanta liberdade como agora, de escolher o meio para expor sua idéia. Sejam em esculturas, pinturas, fotografias, vídeos, instalações, ou meios ainda não descobertos, o caráter multimídia da arte contemporânea multiplica as opções de expressão artística, cada vez valorizando menos o aspecto técnico e mais o conceitual e a criatividade.

Assim, importa menos o puramente estético, a cópia fiel, o relato impessoal, a dificuldade de realização, dando lugar à complexidade da idéia, à originalidade do testemunho, ao inédito e inaudito, à presença do misterioso, à expansão da alma. Acredito que quanto mais intimista, regional e individual é a arte, mais universal ela se torna, por isso que devemos olhar para dentro e ao redor, para podermos enxergar bem e longe. A grande quantidade de exposições e eventos de arte em Petrópolis e os trabalhos de artistas petropolitanos inseridos nas últimas mostras da cidade, demonstram que existe uma interessante produção acontecendo fora dos grandes centros urbanos.


Marcelo Lago
Artista plástico



Nenhum comentário:

Postar um comentário