sexta-feira, 29 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO - Imagem e matéria: processos em diálogos

A exposição itinerante IMAGEM E MATÉRIA em exibição no Solar do Jambeiro, em Niterói, inaugura um circuito acadêmico das artes reunindo pesquisa prática de artistas contemporâneos dos programas de pós-graduação em artes de três universidades públicas, UFF – Universidade Federal Fluminense, UNICAMP – universidade de Campinas e UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.

Intervenção de Cláudio Matsuno
A iniciativa parte da articulação entre os grupos de pesquisas destas universidades liderados pelos professores-artistas Marta Strambi e Mauricius Farina (Unicamp), Luciano Vinhosa (UFF) e Aparecido José Cirillo (UFES), que criaram o projeto ENTRECAMPUS visando dar acesso ao público a uma produção artística que vem sendo produzida nos meios acadêmicos. Participam ainda da exposição os artistas Luiz Sérgio de Oliveira, Eloisa Lemme, Marcos Bonisson, Raphael Couto e Rosane Catanhede (UFF), Cláudio Matsuno e Vitor Carvalho (UNICAMP), Jacqueline Belotti, Marcos Martins e Sandro Novaes (UFES).

O objetivo do grupo é expandir a interlocução com outros programas de pós-graduação em artes no país, e ajudar a definir o campo da criação artística como área de pesquisa acadêmica, envolvendo parâmetros específicos e diferentes dos da ciência, que prevalecem nas universidades. Embora se reconheça a importância da criação artística no contexto humano como um todo, tem sido um problema para a academia entendê-la como forma peculiar de produzir conhecimento, pensar e problematizar a realidade. Longe de querer afirmar que a criação artística seja uma ciência, o esforço vem sendo o de mostrar que, ela se sustenta em si como pesquisa que guarda sua singularidade em face das outras formas já aceitas na academia.

A partir dos anos 1990, cursos de pós-graduação em Artes, mestrados e doutorados, acompanhando uma tendência geral de expansão das pós-graduações no país, foram criados e outros já existentes se afirmaram, sobretudo no sudeste e sul brasileiro. Nos últimos anos, vários outros surgiram nas diferentes regiões do país. Hoje, as pós-graduações em arte já estão disseminadas por todo o país, garantindo a formação de um contingente de artistas-pesquisadores em arte. A produção desses artistas, fugindo aos modelos estabelecidos pelo mercado, se apresentam mais comprometidos com a reflexão e crítica, e agora buscam romper a clausura dos circuitos acadêmicos promovendo o acesso ao público.

A idéia é que as exposições seguintes aconteçam nas galerias existentes nos Campus Universitários das cidades em que se encontram os programas envolvidos. A próxima etapa o projeto ENTRECAMPUS será a exposição rEverSibilidAde, prevista para acontecer em Campinas – UNICAMP, no segundo semestre, e em seguida será a vez da UFES, em Vitória.

Até dia 07 de Julho. Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói, RJ. Tel. 21 2109-2222


Jacqueline Belotti
Artista, pesquisadora e professora da UFES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário