sexta-feira, 30 de março de 2012

LIVROS E LOMBADAS - Abrigo para o grande aliado do artista e seu público

A coluna que hoje se inicia pretende falar sobre as novidades do mercado editorial. Toda publicação que se relacionar com artes plásticas encontrará abrigo aqui. Os livros guiam nossos caminhos, desenvolvem nosso raciocínio, exercitam nossa capacidade de questionar. Além disso, perpetuam ideias e argumentos - servem de suporte para produções acabadas e podem emprestar suas páginas em branco aos rascunhos artísticos. O papel é grande aliado do artista e de seu público. Embarquemos juntos nessa aventura pelos livros. Inauguro a coluna com folhas em branco.

Encadernações podem resumir/registrar o nascimento e vida de uma obra. Há bloquinhos de papel que o fabricante afirma terem sido usados por Van Gogh e Picasso para registrar esboços e ideias. Puro marketing. Mas há inúmeras marcas, nacionais e importadas, de cadernos de anotações. Para todos os bolsos e gostos. O consumidor pode escolher desde os fabricados em série aos artesanais mais descolados.

Recentemente descobri os bárbaros cadernos do Canteiro de Alfaces. Brasileiríssimos, costurados à mão, com capas exclusivas e acabamento impecável. Valem cada centavo. São vários modelos, com encadernação copta, cruzada ou tecida, de tamanhos variados e para bolsos também variados. Alguns são itens de colecionador - como as capas criadas por Eduardo Denne. Outros são cadernos para o uso diário, mas com o requinte das peças únicas. Podem ser vistos e comprados pelo site www.canteirodealfaces.com.br. Além disso, Luisa Gomes Cardoso, responsável pelos cobiçados cadernos, dá dicas para que qualquer um possa produzir seu próprio bloquinho. O caderno da foto tem 10 x 14 cm, 200 páginas e custa R$ 35,00. Fica a dica.

Paulo Almeida
Jornalista e consultor de comunicação e marketing



Nenhum comentário:

Postar um comentário