sexta-feira, 12 de outubro de 2012

OFICINA DE BRINQUEDOS - Construção de Brinquedos, Engenhocas & Outros Bichos



Tábua de Passar Som, obra de Deneir


Ao iniciar o meu trabalho em escolas públicas, há alguns anos, criei as oficinas de materiais alternativos, cuja proposta era suprir as necessidades de materiais artísticos nas escolas e atender a carência das crianças que participavam das minhas oficinas. A partir do uso de materiais diversos, entre naturais e reciclados, em sua maioria vindos de fontes pouco usuais nas escolas, procurei associar a uma prática artesanal, levando os alunos a produção de tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera, giz escolar, papel reciclado, etc. Produtos que depois seriam utilizados em exercícios artísticos. Essa prática adquiri ao longo do meu trabalho como Artista Plástico.

Após experiência em oficinas com Materiais Alternativos, senti necessidade de confeccionar brinquedos artesanais com materiais de sucata. Nos dias de hoje, as crianças demonstram passividade em relação aos brinquedos industriais que muitas vezes perdem a sua função: BRINCAR.

Hoje os brinquedos são modernos: andam, falam, “brincam” sozinhos, mas não tem ludicidade. As crianças ganham o brinquedo, brincam um pouco, olham e perguntam a si mesmas o que é que tem aí dentro? Em muitos casos, desmontam e recriam o brinquedo industrializado.

Ao confeccionar os brinquedos, procuro destacar: som, movimento e cor. Classifico-os nas seguintes categorias: brinquedos elétricos, populares, sonoros, pedagógicos e engenhocas.



Deneir


Um comentário:

  1. Criança construir os próprios brinquedos é importantíssimo para desenvolver a sua inteligência.

    ------------> Fazer isso numa oficina com um grande artista é TUDO DE BOM.

    ResponderExcluir