sexta-feira, 12 de outubro de 2012

OBA - Ânima

Os bonecos Zaca 2D,  o  rato Seth,
Heloísa Dile, Quiá Rodriges, Renato Spnelli e Mauro Moura


Da união desses abnegados artistas, Renato Spinelli, Heloisa Dile e Quiá Rodrigues , nasceu a OBA, Oficina de Bonecos Animados, no Rio de Janeiro.

 Em Barra de Guaratiba, onde têm o atelier e no studio em Laranjeiras, fazem a mágica de criar, construir e dar alma a seus filhos sejam eles de espuma,  látex , madeira ou outro material qualquer.

Já estão na estrada a mais de 15 anos animando o universo da arte no teatro, no cinema e na televisão.

Têm grande repertório de técnicas e soluções, inclusive com mecanismos animatrônicos.

Alguns dos trabalhos que realizaram recentemente na televisão foram: A Novela Morde e Assopra, onde criaram cabeça e braço animatrônicos para o personagem de Flávia Alessandra e manipularam o robozinho Zariguim.   O Pinóquio, boneco de fio gigante do Criança Esperança, a OBA ficou responsável pelos mecanimos e coordenou a manipulação.  Em A Grande Família, o Boneco Fofolho criou muita confusão no táxi do Agostinho.

O Animania, programa que está no ar há seis anos, na Tv Brasil. Os apresentadores, Zeca 2D (Aprendiz e fã de animação) e Seth (seu rato e ajudante de estimação) passeiam pelo universo da arte da animação, fazendo entrevistas e  quadros com vários personagens.  Vale conferir! O programa vai ao ar, todo sábados, às 17h30min. 

 Na bagagem, a OBA traz o bom humor e a capacidade de improvisar, criando diálogos impensados e rápidos, com seu público mais próximo, o que é essencial no teatro de bonecos.

 O espetáculo com bonecos muitas vezes está situado no entrecruzamento das artes dramáticas e das artes visuais. Com esta companhia encontramos atores que  também são artistas plásticos, manipuladores, diretores e roteiristas.  Criadores que dominam simultaneamente todo o processo que envolve a animação com bonecos.

 No cinema e na televisão demonstram o mesmo domínio da arte e do humor.

OBA! O Brasil tem uma competente Oficina Brasileira de Artistas dedicados a milenar arte dos bonecos. 

 Bonequeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário