sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ARTIGO - Foram quatro dias de festa ! ... E a festa continua !!!

ALEXANDRE MORUCCI/DIVULGAÇÃO
Reginaldo Pereira, ABRE ALAS , 2012
Objeto de metal com pintura à óleo, 
melancia e base de madeira.
Dimensões variadas
O Rio, envolto em arte, reafirma sua vocação de pólo difusor e consumidor de cultura.

Agora, temos em novembro, a vinda da ARTIGO Rio Feira de Arte Contemporânea e de seu festival de arte urbana – Artigo Essencial, que vai levar mais de vinte ações a vários lugares da cidade, finalizando a maravilhosa estação cultural que começou com a abertura de grandes exposições, como Giacometti, Antony Gormley, Angelo Venosa e Waltércio Caldas, mostras ao ar livre, como o projeto OiR e Susana Queiroga e culminou com a feira internacional ArtRio, que levou 50 mil pessoas à zona portuária.

Com o intuito de aumentar a base de consumo de arte no Brasil, a ARTIGO Rio é uma feira que propõe vender obras a partir de R$ 500,00, indo até um preço máximo de R$ 17 mil e reunindo mais de 30 galerias e 300 artistas.  

 Este projeto vem responder ao imenso interesse do carioca em consumir arte, trazendo uma proposta de preços acessíveis e clareza de informações,  democratizando o acesso à arte e cultura.

Temos que aplaudir os eventos com grandes galerias e obras de arte milionárias, antes só disponíveis em coleções e museus estrangeiros, levando o Rio a figurar no grande circuito internacional de feiras, mas também entender que ações para aumentar a base do mercado de arte são igualmente importantes. Assim poderemos criar um círculo virtuoso, dando aos artistas um mercado estável e amplo, com ambiente para produzir obras cada vez mais intensas, como esta linda escultura de Reginaldo Pereira, a venda na feira, que nos brinda com um pungente sincretismo estético, pleno de brasilidade.


Artigo Essencial Arte Urbana é um festival de arte que vai tomar conta do Rio em Outubro.



Alexandre Murucci

Curador e realizador do festival



Nenhum comentário:

Postar um comentário