sexta-feira, 6 de julho de 2012

CLAUDIO MARTINS - O plástico como matéria-prima da criação

Ideias plásticas de Claudio Martins:
objetos temáticos e personalizados
Há quase 40 anos, quando ainda estava no curso de Desenho Industrial na PUC/RJ, o artista Claudio Martins começou a pesquisar técnicas de manipulação de materiais plásticos alternativos aos processos industriais para permitir a transformação suas ideias em objetos reais.

“Produzi meu primeiro plástico ainda na adolescência. Foi uma cortina de box, que “pediu” para ser transformada em pufe transparente estrangeiro, recheado com bolinhas de isopor, cuja foto tinha visto numa revista. Como sabia usar a máquina de costura da minha avó, a cortina foi devidamente “reprocessada”. Depois disso nenhum outro material conseguiu ter comigo a mesma “ química” que descobri com os plásticos”, relembra Claudio que já trabalhou com publicidade e morou e produziu trabalhos com plástico na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O início de sua carreira se deu em 1982, quando começou a produzir acessórios a partir de matérias-primas incomuns, como tapetes automobilísticos e borrachas industriais. Em uma oficina doméstica nasciam ‘obras-primas’ que eram fornecidas para lojas do Rio de Janeiro. Além do mercado Rio-São Paulo, outras capitais brasileiras e até Glasgow, na Inglaterra, e Paris, na França, receberam os produtos do artista.

“Criei um processo de impressão para o pvc transparente que permite a produção de objetos temáticos e personalizados com qualquer imagem a cores (antes do surgimento das plotagens), ampliando assim o mercado para meus produtos. Independente de movimentos artísticos ou modismos, há três décadas desenvolvo e produzo objetos oriundos de ideias originais, funcionais e divertidas. São produtos plásticos que transitam livremente pelas áreas de acessórios, brindes promocionais, embalagens, displays, cenografia, vitrinismo, decoração e mobiliário, mas cuja finalidade máxima é praticar o que eu mais gosto de fazer: criar”, enumerou o artista.

Periodicamente Claudio Martins promove workshops com artesãos, estudantes e profissionais de design e áreas afins. O patrocínio é dado por empresas/instituições ligadas aos plásticos.


Saiba mais em: www.ideiasplasticas.blogspot.com


Chandra Santos
Jornalista


Nenhum comentário:

Postar um comentário