sexta-feira, 27 de abril de 2012

ARTE GARAGEM - Projeto criado por petropolitanos faz sucesso

Criado por iniciativa dos artistas plásticos Rosa Paranhos e Claudio Partes, residentes em Petrópolis (RJ), o Arte Garagem é um projeto pioneiro na cidade. Dividido em visitas guiadas, apresentação de vídeos de arte e mesa redonda, o projeto nasceu na garagem-ateliê da Rosa.

Arte Garagem 2012
Arte Garagem 2010
Arte Garagem 2010
“Petrópolis não tinha, e não tem, espaço para exposição de arte contemporânea. Ao mesmo tempo há um número considerável de artistas que trabalham com essa linguagem. Como sempre estive envolvida com a cultura da cidade e principalmente com as artes visuais, eu e um grupo de artistas frequentadores do meu ateliê resolvemos fazer uma exposição na minha garagem para apresentar trabalhos de artes visuais, poesia e música, bem como objetos de arte pra venda”, relembrou Rosa.

Durante três anos a garagem-ateliê recebeu o evento, proporcionando a troca de informações, discussões e debates traçando um panorama da arte contemporânea local. A procura foi tão grande que as reuniões começaram a incomodar a vizinhança. Então os realizadores tiveram de encontrar novos espaços para atender a demanda: o Centro Cultural Raul de Leoni, o espaço cultural da Faculdade Arthur Sá EARP (FASE), a Casa Ipiranga e o Palácio Negro já sediaram o evento.

“A resposta do público foi excelente! Fazíamos performances, músicos vinham tocar, foi um sucesso. Na época das primeiras edições minha casa era tomada, era uma loucura. Hoje, olhando pra trás, era uma delícia, um caldeirão de criatividade. Com o tempo o público foi aumentando e com isso havendo reclamações dos vizinhos da vila onde moro. Percebemos que era importante continuarmos e levamos o evento para um espaço maior onde pudesse ter mais visibilidade. Mas não tínhamos ideia que fosse se transformar nessa exposição tão importante em nossa cidade. Fazemos porque amamos e porque não conseguimos parar de fazer. Tudo aconteceu de maneira muito natural”, destaca Rosa acrescentando que o evento tem por objetivo formar plateias em arte visuais, cultura e educação, principalmente nas escolas municipais e estaduais.
Cristina Lima - Arte Garagem
Cristina Lima

Os artistas residentes em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo que se interessaram pelo projeto devem ficar atentos. Rosa Paranhos explica como é o processo de seleção para o Arte Garagem: “dois meses antes entramos em contato com os artistas que nos chamam atenção. Geralmente aqueles que levam o trabalho a sério, que possuem uma obra consistente e tem não tem como, ou onde, apresentar. Recebemos também alguns portfólios, mas nossa preferência é observar a distância. Depois do período de avaliação enviamos o convite para participar do Arte Garagem. Damos visibilidade e apoio profissional durante a exposição, divulgação na mídia e ao final, quando temos dinheiro, fazemos o catálogo da exposição – um documento que dá segurança aos artistas para seguir em frente.

Com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura (SEC/RJ), a oitava edição do Arte Garagem vai acontecer, em junho e julho, no Palácio Rio Negro, em Petrópolis. Além da programação tradicional, ela contará com site oficial e registros em vídeo da montagem, exposição e mesa redonda.

Conheça mais sobre o projeto em: www.artegaragem.com.br e www.facebook.com/groups/artegaragem/

Chandra Santos
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário