sexta-feira, 4 de maio de 2012

PROJETO SOCIAL - A Galeria Meninos de Luz no Pavão-Pavãozinho

Galeria Meninos de Luz
Localizada na Rua Saint Roman, a Galeria Meninos de Luz nasceu da vontade dos dirigentes do Solar Meninos de Luz, uma organização civil, filantrópica, em funcionamento desde agosto de 1991 atendendo aos moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e, ainda, do Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Juntamente com o artista e curador Marco Antonio Portela, há três anos deram início ao ambicioso projeto de levar arte contemporânea àquelas comunidades. Pela modesta, porém competentemente estruturada sala de exposições já passaram nomes consagrados como Anna Bella Geiger e João Magalhães, e emergentes como Franklin Cassaro e Gustavo Speridião.

Esse ano passo a exercer a curadoria expositiva daquele espaço levando para lá a mostra Palavras Cruzadas que conta com obras de 15 artistas que se utilizam da escrita como meio de fatura de suas obras proporcionando o cruzamento de diversas poéticas visuais em pintura, desenho, gravura, objeto, vídeo, etc., entre os quais estão Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, Lia do Rio, Alex Hamburger, Suely Farhi. O calendário da Galeria também irá contemplar uma exibição dos trabalhos artísticos dos alunos do Solar em releitura às obras expostas, prática que tem lugar garantido no calendário da Galeria.

Recursos poucos, mas uma vontade imensa de artistas, galeristas, colecionadores tornam projetos como esse um marco de superação agregando qualidade de vida aos moradores de comunidades que têm a oportunidade de estar convivendo com a produção mais recente das artes plásticas e com ela interagir efetivamente no seu dia a dia.


EXPOSIÇÃO PALAVRAS CRUZADAS
Abertura dia 4 de maio às 16h
Até 20 de julho
Visitação de quarta a sábado das 15 às 19h


GALERIA MENINOS DE LUZ
Rua Saint Roman, 149 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
e-mail: solar@meninosdeluz.org.br
Tel.: (21) 2522-9524


Osvaldo Carvalho
Artista e Curador Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário