sexta-feira, 13 de abril de 2012

LIVROS E LOMBADAS - Ousadia e coerência na proposta da Azougue

  Cildo Meireles (Encontros)

  Hélio Oiticica (Encontros)
A Azougue, conduzida pelo coração do poeta Sergio Cohn, é uma das melhores editoras brasileiras. Sua coerência editorial, seu respeito aos autores e sua ousadia em encarar projetos não comerciais contribuem para a afirmação da primeira oração. Some-se a isso tudo a generosidade do editor em apostar em jovens talentos. Aí está a receita de uma editora de respeito.

Há três anos, a Azougue lançava a Coleção Encontros - livros de entrevistas com pensadores importantes da cultura brasileira, permitindo ao leitor acompanhar a trajetória intelectual do homenageado. No meio de tantos títulos importantes lançados até o momento, vale indicar dois: Cildo Meireles e Hélio Oiticica.

O volume dedicado a Hélio Oiticica é organizado por César Oiticica Filho, Ingrid Vieira e Sergio Cohn. E como é bom ler as entrevistas que o artista concedeu ao longo de sua vida. Como é importante resgatar diálogos memoráveis - como a conversa com Lygia Pape, em 1978, e sua última entrevista feita por Jorge Guinle Filho, publicada um mês após sua morte. Livro chave para ajudar a decifrar o pensamento instigante de Hélio Oiticica.

O livro de Cildo Meireles merece atenção especial. Organizado por Felipe Scovino, o volume conta com entrevistas fundamentais. Mas o ponto alto do livro são os depoimentos que fecham a edição. Neles o artista fala sobre suas obras, e suas intenções e provocações.

Livro provocante e necessário em qualquer estante.

Paulo Almeida
Jornalista e consultor de comunicação e marketing


Nenhum comentário:

Postar um comentário