sexta-feira, 18 de maio de 2012

LONGE DE CAZA - Maus Hábitos Espaço de Intervenção Cultural, Porto, Portugal


O Maus Hábitos Espaço de Intervenção Cultural, aberto em 2001 quando o Porto foi a Capital Europeia da Cultura, onde passei o mês de abril numa residência artística, é um espaço “multiusos”, que além das residências e exposições de arte contemporânea local e internacional, abriga também um restaurante, bar, shows de variados estilos musicais, teatro, dança, poesia, oficinas e noitadas com DJs. “O espaço é hoje ponto de encontro regular de gente de muitas nacionalidades e áreas de atividade”, afirma Daniel Pires, responsável atual, e um dos fundadores do espaço. Quando foi criado, a região onde fica, a Baixa, era praticamente um deserto. Hoje em dia, é uma área viva, cheia de casas noturnas, cafés, bares e restaurantes. O pioneirismo do espaço foi um dos responsáveis por esta revalorização da Baixa.

O Maus Hábitos, que funciona no quarto andar da Rua Passos Manuel 178, um belo edifício art decó inaugurado em 1939 para ser uma garagem com serviços de barbearia, tabacaria, banhos públicos, alfaiate e representantes de marcas de automóveis, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro de entidades públicas ou particulares. A manutenção do espaço de 600 m2, bem como a programação de exposições, que não gera receita, são subsidiadas com os ganhos da programação noturna de shows e DJs.

O salão nobre é o espaço mais frequentado, onde funciona o bar/restaurante, seguido pela sala de espetáculos. Boa parte de cerca de outras 20 salas é ocupada por exposições, e as demais com oficinas, estúdios e espaço administrativo. Segundo Daniel, a missão dos Maus Hábitos é atuar como marca artística híbrida e transversal, especializada na integração de públicos heterogêneos, explorando novos caminhos na produção cultural.

Especificamente nas artes plásticas, já recebeu mais de 170 exposições individuais e coletivas em seus 11 anos de atividade. E muitos dos artistas que por lá passaram são brasileiros: Bob N, Fábio Carvalho, a dupla Franz Manata & Saulo Laudares, Gilvan Nunes, Gisela Milman, João Penoni, Julia Debasse, Lourival Cuquinha, Marcelo Amorim, Rachel Korman, Ronald Duarte, Tiago Rivaldo, entre muitos mais.

O diferencial deste espaço está não apenas em sua programação de caráter alternativo, mas principalmente no cruzamento de pessoas e ideias que normalmente não se encontrariam. Definitivamente, o Maus Hábitos não é um espaço quieto, mas sim vibrante, pulsante e estimulante!


Fábio Carvalho
artista plástico carioca em atividade desde 1994, com mais de 90 exposições no Brasil e exterior, com obras em diversas coleções públicas e privadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário