sexta-feira, 18 de maio de 2012

FLUTUARTE - Barcos de pesca como galerias flutuantes.

Barcos de pesca atracados no Quadrado da Urca, local de atracação próximo a Rua Urbano Santos, nesse tradicional e turístico bairro carioca, estão recebendo uma nova e artística roupagem. O projeto FlutuArte está promovendo a reforma das estrutura de madeira dos barcos, fazendo desses, suportes para pinturas e grafites realizados por jovens artistas participantes da empreitada, uma verdadeira galeria de arte flutuante a céu aberto.

A ideia surgiu de duas amigas (Maxine Nienow e Nicolina) que pertencem a Free Art Society (Sociedade de Arte Livre), uma entidade com sede em Nova York que procura levar arte para as ruas, tensionando as relações com as instituições, procurando democratizar acessos, aumentando o contato do homem comum com as artes. Como cidadãs do mundo, atentas ao entorno, perceberam os barcos atracados e a potencia que esses teriam para alocar um projeto de arte pública.

O envolvimento foi afetuoso, uma conversa delas com os pescadores levaram-as a reforma do primeiro barco. O resultado alegre e o impacto das cores contaminaram outros pescadores que logo prontificaram ceder suas embarcações para sofrerem as interferências artísticas. Com isso o projeto de forma orgânica foi ganhando forma e começaram as adesões de outros jovens estudantes de arte, artistas, grafiteiros, designers, fotógrafos, pessoas interessadas em agregar valor ao projeto. Recentemente, foi acordado com o Ateliê da Imagem uma parceria onde os alunos de fotografia produziriam um material a ser exposto e publicado, tanto no Rio quanto em Nova York. Interessante observar que as intervenções artísticas são desenvolvidas em conjunto; artista e pescadores donos dos barcos. Um projeto de parceria de devaneios, proposições e poéticas, integrando a comunidade dos pescadores ao bairro que por se tratar de um lugar de poder aquisitivo alto, sempre foram vistos a margem. O resgate do sentimento de pertencimento e cidadania é um resultado paralelo ao artístico, mas de tamanha ou maior importância.

O projeto vai se estender até o final de junho quando pretendem ter finalizado o maior número possível de barcos “galerias”. Evidente que quanto mais apoio da população, mais barcos podem sofrer intervenções artísticas. Da mesma forma afetuosa e generosa que o projeto FlutuArte ganhou corpo, suas idealizadoras aguardam mais adesões, propiciando transformar o quadrado da Urca em uma alegre e colorida galeria flutuante.

Mais informações no site www.flutuarte.com


Greice Rosa
Artista Visual, Curadora independente e Diretora Artística do Centro Cultural Ateliê da Imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário